quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Conclusão Gustavo Nº 41

A água hoje é excassa e é por isso que nós devemos cuidar dela. O governo coloca tratamento de água e esgoto, no tratamento de água eles tratam a água que sai de rios e lagos, para que elas estejam prontas para uso.Já no tratamento de esgoto eles o tratam para que não sejam despejados em rios e lagos.
 Nós usamos a água também para a produção de energia elétrica, por meio das hidrelétricas, e o Brasil é um dos países que tem a maior produção hidrélétrica do mundo.
Quando dejetos industriais e domésticos são jogados em rios e lagos nós achamos que isso só prejudica a população que vive nesses rios e lagos, mas os peixes acabam se alimentando dessa água e as impurezas vão para dentro deles e nós acabamos o consumindo.
É por isso que devemos cuidar da água para que ela não acabe.

Conclusão Victor Maidecchi Guedes nº32

A água é um recurso essencial para a nossa sobrevivência. É através dela que possuímos boa parte dos alimentos, mantém em equilíbrio o nosso organismo, produz energia.
Esse recurso pode ser muito importante para nós, porém se tivermos contato com a água que não foi tratada corretamente podemos enfrentar sérios problemas, como cólera, leptospirose, esquistossomose. Por isso que devemos realizar o Tratamento da Água, nele há sete etapas, desde a coagulação até a correção.
A própria natureza pode decompor a matéria orgânica na água, mas no caso de efluentes é preciso de um tratamento de esgoto, para poder remover todo o material sólido e matar micro-organismos patogênicos. Pode separar o tratamento de esgoto em três níveis: Preliminar (remoção de gorduras e areia);  Primário (tratamento preliminar, digestão e secagem do  lodo); Secundário (decantação) e Terciário (remoção de poluentes específicos).
Com o aumento de industriais, os resíduos que estas jogam aumenta junto.  Existe o Tratamento de Efluentes Industriais para tratar a água contaminada por esse tipo de atividade. Muitas instalações podem instalar um pré-tratamento para eliminar o sistema de componentes tóxicos e enviar os pré-tratados para o sistema municipal, é uma ação que toda indústria deveria realizar.
Temos 3% de água doce no planeta, sendo que somente 0,4 % são encontrados em rios, lagos e atmosfera.  As fontes hídricas são grandes, porém mal distribuídas no planeta, por isso cada país deve fazer a sua parte e cuidar da água, não desperdiçá-la.  Medidas simples, como fechar a torneira enquanto não estiver usando, fazem a diferença. Por isso, seja aquele que fará a diferença para as gerações futuras, cuide do bem mais precioso do planeta Terra.

domingo, 11 de setembro de 2011

Conclusão Anna Carolina Nº2

Eu conclui que a água é muito importante para a nossa vida, pois precisamos dela para muitas coisas no nosso dia a dia... para beber, para os momentos de higiene, para bebermos, para lavarmos os alimentos e entre outras coisas. Por isso a água deve ser utilizada com critério e com inteligência,temos que refletir e ver a forma irresponsável que a utilizamos. É necessário espalhar os cuidados pela preservação e uso da água a todos que nos rodeiam. Pois sem a água nós não podemos sobreviver, então vamos cuidar e economizá-la.

Conclusão Victor Hugo Nº34

A água tem sua importância em vários momentos dos nossos dias, pois ela esta presente durante nosso momento higiênico, para alimentação quando lavamos comidas, bebemos a água. Devemos refletir sobre os transtornos vindos da falta de água para que se possa ver a forma irresponsável que a utilizamos. Só damos valor a alguma quando a perdemos e tomara que não acordemos tarde demais. Temos que procura utilizar os modos de consumo sustentável utilizando os recursos de maneira que não comprometa o meio ambiente e a sobrevivência de gerações futuras.

Conclusão Guilherme Guedes Nº 36

Eu conclui de que a água é uma coisa muito importante na nossa vida, pois tudo que fazemos envolve ela,é por isso que se deve ter um uso consciente da água, para que nosso "tesouro natural" não acabe, pois sempre precisaremos dela.

Conclusão Felipe Russomano nº42

A água é um fator importante em nossa vida, por isso devemos nos conscientizar e fazer um uso consciente da mesma, por isso existe o tratamento de água e esgoto para tratarmos uma coisa que é tão importante em nossa vida.
A água é boa na economia dos países pois eles lucram com a água que usamos, e também lucram com as indústrias de engarrafamento de água.
A água hoje é muito mal distribuída em alguns países em desenvolvimento, as vezes somente as pessoas que possuem uma grande quantidade de dinheiro a possuem, porém isso não deve acontecer.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Gráficos e Estatísticas do Consumo de Água Mundial

Consumo de Água por Dia (por habitante)

Distribuição de Água Doce

Consumo de Água(em Litros)

Divisão do Uso de Água Doce

Acesso à Água

Escassez de Àgua




quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tratamento de Água e Esgoto

Tratamento de Água: Conjunto de processos físicos e químicos destinados a transformar água bruta, ”in natura”, em água potável, adequando-a ao consumo humano e atendendo aos padrões legais de potabilidade.
ETAPAS DO TRATAMENTO DA ÁGUA
A água bruta sai da bacia de captação e segue para a Estação de Tratamento, onde vai passar por vários processos até se tornar água potável e ser distribuída para a população.
Floculação: faz as partículas finas de areia, argila e matéria orgânica presentes em suspensão na água se agreguem e formarem flocos.
Decantação: os flocos formados anteriormente sedimentam, por ação da força da gravidade, em tanques chamados decantadores. A água em tratamento, já clarificada, segue para a próxima etapa.
Filtração: consiste na remoção, através da passagem da água por filtros de areia, das partículas em suspensão que não ficaram retidas nos decantadores.
Desinfecção: eliminação dos microorganismos presentes na água em tratamento, através da adição de um agente desinfetante, normalmente cloro e derivados.
Fluoretação: adição de flúor à água, como medida de saúde pública, com o objetivo de prevenir a ocorrência de cárie dentária.
As últimas etapas do tratamento de água são a desinfecção e a fluoretação. A partir do momento a água vai ser armazenada em um reservatório de água tratada e a seguir será distribuída para a população.






Tratamento de Esgoto

Rede Coletora: é uma constrção feita para se coletar o esgoto que sai das casas.
Estação Elevatória: unidades providas de bombas hidráulicas e tanques que elevam e aumentam a pressão do liquido em um sistema de captação ou distribuição da água limpa ou residuária (efluentes e esgotos).
Gradeamento:  estão instaladas duas grades de barra para limpeza manual.
Tanques de Aeração: dissolve, no interior líquido, o oxigênio do ar atmosférico e mantem a massa sob aeração em constante agitação.
Decantadores:faz uma sedimentação primária nos processos de tratamento de efluentes. 
Adensador de Lodo:  é preenchido com o excesso de lodo descartado do processo de tratamento. Após o tempo de detenção adequado, ocorre a compactação dos sólidos suspensos, pela ação da gravidade, no fundo do equipamento, e consequentemente o aumento do teor de sólidos do lodo.

A Água e a Energia Elétrica


A água total existente no planeta apresenta a seguinte distribuição: 97,5% – água salgada e 2,5% – água doce. Por sua vez, a água doce encontra-se nos seguintes percentuais: 69% em geleiras e neves eternas, 30% de água subterrânea, 0,7% em outras situações, tais como umidade do solo, pantanais e solos congelados, e 0,3% em rios e lagoas (Gleick, 1993). O Brasil, quinto país do mundo em superfície, possui 8% do total de água doce existente no mundo. Diante deste quadro verifica-se que, em nosso país, a fonte de energia mais abundante e de menor custo de geração tem sido de origem hidráulica.

Energia hidrelétrica gerada pelos maiores produtores do mundo

Distribuição Geográfica da Água e os Conceitos de Hidrografia

Distribuição Geográfica da Água


A distribuição geográfica da água é um dos pontos cruciais e um problema estrutural sério. Ela está onde está e não está onde não está, no entanto é necessária nos dois locais.

A quantidade de água no planeta é globalmente constante, mas as disponibilidades hidricas apresentam grandes assimetrias, quer na sua distribuição geográfica, quer na variação ao longo do tempo, para o mesmo lugar. 
A água está mal repartida pelo Mundo o que gera conflitos e problemas de sobrevivência.
 

HIDROGRAFIA


Definição

A hidrografia é o ramo da geografia física que estuda as águas do planeta, abrangendo portanto rios, mares, oceanos, lagos, geleiras, água do subsolo e da atmosfera. A grande parte da reserva hídrica mundial (mais de 97%) concentra-se em oceanos e mares, com um volume de 1.380.000.000 km³. Já as águas continentais representam pouco mais de 2% da água do planeta, ficando com um volume em torno de 38.000.000 km³.



                             Hidrografia do Brasil

O Brasil tem um dos maiores complexos hidrográficos do mundo, apresentando rios com grandes extensões, larguras e profundidades. A maioria dos rios brasileiros nasce em regiões pouco elevadas, com exceção do rio Amazonas e de alguns afluentes que nascem na cordilheira dos Andes. O Brasil possui 8% de toda a água doce que está na superfície da Terra. Além disso, a maior bacia fluvial do mundo, a Amazônica, também fica no Brasil. Somente o rio Amazonas deságua no mar um quinto de toda a água doce que é despejada nos oceanos.


Consequências dos Resíduos Industriais nas Águas dos Rios


A poluição dos cursos de água doce e dos mares tem consequências nos organismos vivos que habitam esses ambientes. Essas consequências sentem-se com maior intensidade consoante o grau de poluição e afetam direta ou indiretamente o homem.
A ação da poluição da água sobre o homem se sente diretamente, quando consome os alimentos desses meios e indiretamente quando os seres vivos dos locais afectados morrem causando uma perda de uma das partes deste ecossistema global.

O vídeos a seguir mostra como os animais marinhos morrem com os produtos tóxicos.

O próximo vídeo mostra os efeitos e as consequências da poluição da água.

Uso e Preservação da Água

Desde métodos simples que podemos aplicar no nosso dia-a-dia, aos modos de consumo sustentável utilizando os recursos de maneira que não comprometa o meio ambiente e a sobrevivência de gerações futuras. Pensando-se nas diversas formas de reaproveitamento, preservação e utilidade da água, o dia mundial da água, foi instituído pela ONU no ano de 1992, juntamente com um documento que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

A água deve ser utilizada com critério, com inteligência.Devemos refletir sobre os transtornos vindos da falta de água para que se possa ver a forma irresponsável que a utilizamos.Só damos valor a alguma coisa quando a perdemos e tomara que não acordemos tarde demais.É necessário espalhar os cuidados pela preservação e uso da água a todos que nos rodeiam.Interessante também que pudéssemos reservar em nossas casas a água que provem das chuvas, em recipientes, para uso geral como na lavagem de roupas e outros usos.A água da chuva é isenta de componentes químicos utilizados no tratamento para a sua reutilização e portanto muito mais pura e saudável. E é de graça.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Importância da Água na Economia dos Países

 A água desempenha um papel importante na economia mundial, ja que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura.

Por ter reservas limitadas no planeta, a água doce tem valor econômico e cada vez mais vem sendo explorada pelos empresários. A conta deles é bastante simples: como a população do mundo cresce velozmente e os 0,7% da água disponível ao homem na terra é pouco para tanta gente, daí o lucro é certo e grande para quem se tornar dono dessa fonte. É como ser dono de uma máquina de imprimir dinheiro.


Somente nos últimos 20 anos, a população mundial aumentou em mais de 1 bilhão e 800 milhões de pessoas e este contingente diminuiu em um terço o suprimento de água do planeta. Aliase o fato de que a necessidade de água cresce numa escala mais rápida do que o aumento populacional, pois aumenta a quantidade de indústrias (que consomem muita água) e a agricultura passa a usar mais água para produzir mais alimentos.