Esse recurso pode ser muito importante para nós, porém se tivermos contato com a água que não foi tratada corretamente podemos enfrentar sérios problemas, como cólera, leptospirose, esquistossomose. Por isso que devemos realizar o Tratamento da Água, nele há sete etapas, desde a coagulação até a correção.
A própria natureza pode decompor a matéria orgânica na água, mas no caso de efluentes é preciso de um tratamento de esgoto, para poder remover todo o material sólido e matar micro-organismos patogênicos. Pode separar o tratamento de esgoto em três níveis: Preliminar (remoção de gorduras e areia); Primário (tratamento preliminar, digestão e secagem do lodo); Secundário (decantação) e Terciário (remoção de poluentes específicos).
Com o aumento de industriais, os resíduos que estas jogam aumenta junto. Existe o Tratamento de Efluentes Industriais para tratar a água contaminada por esse tipo de atividade. Muitas instalações podem instalar um pré-tratamento para eliminar o sistema de componentes tóxicos e enviar os pré-tratados para o sistema municipal, é uma ação que toda indústria deveria realizar.
Temos 3% de água doce no planeta, sendo que somente 0,4 % são encontrados em rios, lagos e atmosfera. As fontes hídricas são grandes, porém mal distribuídas no planeta, por isso cada país deve fazer a sua parte e cuidar da água, não desperdiçá-la. Medidas simples, como fechar a torneira enquanto não estiver usando, fazem a diferença. Por isso, seja aquele que fará a diferença para as gerações futuras, cuide do bem mais precioso do planeta Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário